O que é a manometria esofágica de alta resolução?

A manometria esofágica de alta resolução é um exame moderno onde o médico passa uma sonda pela narina até chegar ao estômago. O procedimento mede a força e a função dos músculos do esôfago, órgão que trabalha para conduzir e empurrar a comida e líquidos da boca para o estômago.

O objetivo do teste é ajudar a definir pressões dentro do esôfago, estômago e esfíncteres que, aliados ao sistema de perfusão, diagnosticam várias doenças. Esse é um dos principais exames realizados para detectar a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

Para quem é indicado este exame?

Testes fisiológicos esofágicos como a manometria do esôfago de alta resolução podem ajudar na avaliação de sintomas obstrutivos (disfagia e regurgitação), sintomas típicos e atípicos de DRGE, bem como questões comportamentais (arroto e ruminação). Pacientes adultos e infantis que apresentam esses sinais devem ser submetidos à manometria esofágica.

Ambiente seguro e acompanhado por médico especialista

No IMEPE, nós trabalhamos com uma equipe treinada exaustivamente para realizar este exame em adultos, crianças e bebês. Temos disponibilidade diária para agendamento, inclusive aos sábados, e trabalhamos com aparelho moderno com 24 canais de perfusão (o mais moderno de Brasília e cidades-satélites).

O exame é seguro, indolor e o laudo é entregue com rapidez.


Imprimir   Email