Image

O que é o Exame?

É o exame com maior sensibilidade para detecção de retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, pois detecta os episódios de refluxo ácido e não ácido. A pHmetria não detecta episódios de refluxo com pH >4 , que totalizam 45 a 89% do episódios de refluxo pediátrico, com isso a impendanciopHmetria é importante no diagnóstico da DRGE na população infantil. Baseado na opinião de especialistas, o grupo de trabalho sugere considerar o uso do teste pH-impedanciometria apenas para:

Correlacionar “sintomas incômodos” persistentes com episódios de refluxo ácido e não-ácido.

Esclarecer o papel do refluxo ácido e não-ácido na etiologia da esofagite e outros sinais e sintomas sugestivos de DRGE.

Determinar a eficácia da supressão ácida.

Diferenciar Doença do Refluxo Não Erosiva (DRGNE), esôfago hipersensível e pirose funcional em pacientes com endoscopia (EDA) normal.

Conheça um pouco mais

Saiba as principias incicaçõe e o preparo necessário para realização do exame

Principais Indicações

  • Documentar exposição ácida anormal em pacientes com endoscopia normal e sintomas de refluxo;
  • Nos pacientes que necessitem realizar cirurgia antirrefluxo;
  • Avaliar pós operatório de cirurgia antirrefluxo;
  • Manifestações otorrinolaringológicas (laringite, faringite, tosse crônica, etc) que não se justifiquem por outros motivos;
  • Nos paciente com dor torácica , já investigados pela cardiologia;
  • Portadores de asma de difícil controle;
  • Avaliar resposta ao tratamento no esôfago de Barret ou DRGE grave.

Preparo para o Exame

  1. Jejum de 8 horas (a lactente pode realizar jejum de 3-4horas).
  2. É necessário retirar medicamentos que possam interferir com a motilidade ou acidez, 5 dias antes do exame.
  3. No dia da pH-metria, recomenda-se que o paciente tome banho o mais próximo possível do momento de colocar o equipamento, pois não é possível tomar banho durante a monitorização.
  4. Trazer endoscopia, pH-metria e manometria esofágica, se já tiver realizado no passado.
  5. Trazer pedido médico.
Atendimento :
(61) 3257-7256

Agende seu exame!

Solicite um horário para realizaçãodo seu exame.
Nossas atendentes encontrarão o melhor horário para você.

Dúvidas Frequentes sobre o Exame:

O Exame dói?
Na realização do exame de pHmetria de 24 horas, o paciente pode sentir algum desconforto, mas não sentirá nenhuma dor.

Outros exames que realizamos

A principal característica é o acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo, podendo também causar problemas pulmonares contínuos, comprometimento gástrico e suor excessivamente salgado. Na maioria das vezes, é diagnosticada já na infância, sendo a forma mais eficaz de confirmação de diagnóstico da Fibrose Cística é através do Teste do Suor.
SAIBA MAIS
Nos dias de hoje, o melhor método para detecção de intolerância à lactose. As pessoas que não toleram lactose apresentam clinicamente com distensão abdominal, dor, flatulência, excesso de gases e vômitos.
SAIBA MAIS
Exame padrão ouro para o diagnóstico de anormalidades da motilidade digestiva como acalasia, motilidade ineficaz, esôfago em “quebra- nozes”, espasmo esofageano difuso, hérnia de hiato, entre outras. Realizado pela passagem de um cateter nasal com posicionamento intra-gástrico com análise de localização, pressão e relaxamento do esfíncter esofágico inferior, amplitude e peristalse do corpo esofageano, localização, pressão e coordenação do esfíncter esofágico superior junto com a faringe.
SAIBA MAIS
Manometria Anorretal O exame de manometria anorretal é no momento, o padrão ouro para o estudo da fisiologia anorretal avaliando parâmetros como função do esfíncter anal, que inclui pressão de repouso , pressão máxima de contração e duração da contração, pressões durante o esforço evacuatório, comprimento do canal anal, função motora do reto, sensação retal, complacência, reflexos anorretal.
SAIBA MAIS
Exame não invasivo, sem emissão de radiação, importante para o diagnóstico de diversas anormalidades anatômicas do trato digestório. Pode ser realizado com o doppler colorido que auxilia na avaliação dos mais diversos fluxos da hemodinâmica corporal. A ultrassonografia auxilia no diagnóstico de lesões que podem necessitar biópsias.
SAIBA MAIS
Atendimento :
(61) 3257-7256