Teste do Suor
Exame para identificar a doença fibrose cística, também conhecida como doença do beijo salgado em crianças
O que é Fibrose Cística?
A Fibrose Cística, também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética, hereditária, autossômica e recessiva, ou seja, passa de pai/mãe para filho. Sua principal característica é o acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo, podendo também causar problemas pulmonares contínuos, comprometimento gástrico e suor excessivamente salgado.
A doença pode ser identificada nos bebês através do Teste do Pezinho, feito ainda na maternidade, e a forma mais eficaz de confirmação de diagnóstico da Fibrose Cística é através do Teste do Suor. Na maioria das vezes, é diagnosticada já na infância, embora também possa ser diagnosticada na adolescência ou na fase adulta, nos casos menos comuns. Não há cura, mas se for diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada, o paciente poderá ter uma vida relativamente normal.
Diagnóstico e Teste do Suor
O diagnóstico precoce da Fibrose Cística possibilita que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível, um fator importante para que o paciente tenha qualidade de vida, mesmo convivendo com a doença.
A Fibrose Cística pode ser identificada, inicialmente, através do Teste do Pezinho. Esse diagnóstico pode ser confirmado através do Teste do Suor ou ainda através de exames genéticos (DNA).
O Teste do Pezinho é um teste simples, realizado em recém-nascidos, para detectar precocemente doenças infecciosas, metabólicas e genéticas, entre elas a Fibrose Cística. Não é um diagnóstico definitivo, mas um indicador da presença do gene defeituoso. Em caso de resultado positivo, o Teste do Suor deve ser realizado para a confirmação da doença.
O Teste do Suor é indolor e mede a concentração de sódio (sal) e cloro no suor do paciente, sendo a dosagem de cloro a mais precisa. Valores de cloro entre 40 e 60 mEq/L não são conclusivos e o exame deve ser repetido. Acima de 60 mEq/L confirmam o diagnóstico em crianças. Adolescentes e adultos podem ter concentração de cloro maior, e, para diagnóstico, são considerados valores acima de 80 mEq/L. O teste pode ser realizado em recém-nascidos, a partir de 48h, porém é realizado preferencialmente acima de duas semanas de vida. O tempo de coleta dura, em média, 40 minutos.
Conheça um pouco mais
Saiba as principias incicaçõe e o preparo necessário para realização do exame
Principais Indicações
Os sintomas da Fibrose Cística são vários e podem ser diferentes para cada pessoa. Os mais comuns são:
- Dificuldade para ganhar peso;
- Desnutrição progressiva;
Tosse crônica com muita secreção; - Sinusite crônica;
Formação de pólipos nasais; - Doença hepática (cirrose biliar);
- Diabetes;
- Infecções respiratórias;
- Infertilidade.
Ao identificar alguns destes sintomas, procure o médico. Somente ele poderá identificar o diagnóstico correto.
Preparo para o Exame
- Evitar o uso de pomadas e hidratantes no dia do exame e nas 24h que o antecedem.
- O paciente não poderá apresentar quadro febril ou infeccioso, desidratado e em uso de oxigênio terapêutico.
- O uso de medicamentos pelo paciente deve ser informado ao médico antes da realização do teste.
- Trazer casaco e meias.
Atendimento
Agende seu exame!
Faça o agendamento agora por telefone ou WhatsApp.
Nossas atendentes encontrarão o melhor horário para você.