Alergologia Pediátrica
Os melhores médicos para tratar alergias em bebês, crianças e adolescentes do Distrito Federal
O que é?
A alergia e imunologia pediátrica é a área responsável pelo diagnóstico e tratamento das alergias em crianças, ou seja, das reações exageradas do corpo a agentes estranhos, a fim de protegê-lo. O Alergologista pediátrico também atua na prevenção das crises alérgicas, orientado os pais sobre como controlá-las.
Cerca de 5 a 6% das crianças menores de 3 anos têm alergia a algum alimento, o mais comum (80%) é o leite de vaca. Os asmáticos têm mais riscos ainda de desenvolver o problema. “Com relação à rinite alérgica, ela acomete quase 20% da população geral no Brasil, sendo 33,4% crianças e 34% adolescentes.
Os tipos de reações alérgicas mais comuns são:
Rinite | Asma | Sinusite e Otite | Dermatite | Urticária | Anafilaxia
Conheça um pouco mais
Preparo para o Exame
Alguns sintomas podem demonstrar o início de uma alergia, nesse momento é fundamental consultar-se com essa especialidade, evitando que o problema se agrave:
- Pele extremamente ressecada com vermelhidão nas dobras
Coceira - Manchas avermelhadas que desaparecem e reaparecem em diversas partes do corpo
- Espirros repetidos
- Coriza contínua
- Coceira nasal insistente
- Sensação de falta de ar com ou sem tosse
- Reações estranhas após ingerir alimentos (ex.: leite, ovo ou chocolate) ou medicamentos (como inchaço de partes do corpo)
- Irritação constante nos olhos
- Vermelhidão intensa após picada de insetos
Atendimento
Dúvidas frequentes:
Não há nenhum remédio, vacina ou coisa parecida que acabe com a alergia. A alergia, seja ela qual for, é considerada uma doença crônica, portanto, ela não acaba, não tem cura, e sim controle.
Mantendo a higiene do ambiente e evitando os principais alimentos que desencadeiam alergia entre as crianças. Em alguns casos, é preciso lançar mão de medicações específicas.
Qualquer pessoa com sintomas de alergia deve procurar o especialista, mas se os sintomas forem graves (falta de ar, inchaço nos lábios ou olhos), a procura pelo serviço de emergência é indica.