Qual é a diferença entre Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) e Atresia de Esôfago (AE)?

A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) e Atresia de Esôfago (AE) são doenças completamente diferentes, mas que afetam regiões similares e podem confundir muita gente. Ambas acometem o esôfago, órgão humano localizado entre a boca e o estômago, por onde passa a comida ingerida.

Os sintomas da DRGE e da AE também podem ser bem parecidos. São eles:

  • Azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta;
  • Dor intensa no tórax, que pode ser confundida com a dor do infarto do miocárdio ou da angina;
  • Tosse seca;
  • Doenças pulmonares de repetição como pneumonias, bronquites e asma.

No caso da Atresia, ainda podem ocorrer outros sintomas igualmente incômodos, tais como salivação excessiva e aerada, e os engasgos ou regurgitações constantes. Quando esses efeitos acometem os pacientes, é recomendado procurar um médico especialista em gastroenterologia, como os que disponibilizamos no IMEPE.

Incidência da Atresia de Esôfago

A Atresia de Esôfago é uma doença pouco comum, já que afeta 2,4 pessoas para cada 10 mil nascidos vivos. Cerca de 70% dos pacientes de AE apresentam também a DRGE, sendo que 45% deles podem necessitar a realização da cirurgia anti-refluxo.

Além disso, um número crescente de efeitos colaterais do uso prolongado de Inibidor de Bomba de Prótons, usado no tratamento, tem sido encontrado, incluindo aumento de infecções respiratórias, crescimento excessivo bacteriano, asma, fraturas ósseas e deficiências de micronutrientes. Também existe a hipótese de que os supressores de ácido podem aumentar o risco de alergias alimentares e esofagite eosinofílica (EEo), daí a importância de usar os medicamentos com acompanhamento e parcimônia.

Segundo o médico José Tenório, do IMEPE, convém realizar uma investigação para DRGE em pacientes com AE, mesmo que assintomáticos, a partir de 12meses de vida. “Na nossa clínica, nós disponibilizados uma série de exames para identificar as doenças do estômago e esôfago, o que permite realizar o tramento adequado. Os exames disponíveis são Endoscopia digestiva com biópsia, pHmetria esofágica de 24horas, Impedâncio com pHmetria esofágica, Manometria Esofágica de Alta Resolução, Esofagograma e Cintilografias”, explica o especialista.

Se você mora no Distrito Federal ou no entorno, pode agendar agora uma consulta com um dos especialistas do IMEPE. Estamos localizados em área de fácil acesso, tanto de carro quanto de ônibus, no início da Asa Sul. Ligue agora e agende uma consulta: (61) 3257-7256.

Fonte: Management of Gastroesophageal Reflux Disease in Esophageal Atresia Patients: A Cross-Sectional Survey amongst International Clinicians van Lennep, Marinde MD, et al. Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition: August 2022 – Volume 75 – Issue 2 – p 145-150 doi: 10.1097/MPG.0000000000003483

Compartilhe:

Artigos relacionados