O que é Acalasia e qual a relação com a Esofagite Eosinofílica?

Existe alguma relação entre a Acalasia e a Esofagite Eosinofílica? Um paciente acometido de uma dessas doenças pode desenvolver a outra? A resposta é sim.

A Acalasia é um distúrbio de saúde no qual os movimentos peristálticos, contrações rítmicas do esôfago para empurrar os alimentos, ficam comprometidos ou ausentes. Isso ocorre quando o esfíncter esofágico inferior não relaxa normalmente e ocorre um aumento na pressão de repouso do esfíncter esofágico inferior.

Já a Esofagite Eosinofílica é uma doença crônica mediada pelo sistema imunitário do esôfago, resultando em inflamação predominante de eosinófilos. Em geral, a enfermidade pode causar sintomas semelhantes a refluxo, disfagia e impactação alimentar. O diagnóstico é feito por endoscopia com biópsia e o tratamento inclui inibidores da bomba de prótons, corticoides tópicos, alterações na dieta e, às vezes, dilatação esofágica.

A esofagite é uma enfermidade que pode surgir a qualquer momento entre a infância e a idade adulta jovem. Apesar disso,  ocasionalmente se manifesta em idosos, sendo mais comum entre homens.

Acalasia associada a Esofagite Eosinofílica

Em 2011 Savarino et al. publicou um relato de caso de um paciente com disfagia e a constatação manométrica da acalasia, que tinha mais de 50 eosinófilos por HPF. Trata-se de um caso menos comum na medicina, mas que pode acontecer com certos pacientes.

Os sintomas e achados manométricos foram resolvidos com o uso de prednisolona, apoiando a hipótese de que alguns casos de acalasia podem ter um diagnóstico subjacente de Esofagite Eosinofílica. Nesse caso, o corpo pode responder às terapias com corticoides, tratamento que nem sempre é tão eficaz nos casos de Acalasia simples.

No Instituto Médico de Pediatria e Especialidades (IMEPE), o melhor centros especializado em doenças gástricas para crianças de Brasília, realizamos a manometria esofágica de alta resolução com toda a segurança e tranquilidade. Este é o exame padrão ouro para detecção da Acalasia e de uma possível Esofagite eosinofílica derivada.

Fonte: Dysmotility in Eosinophilic EsophagitisREVIEW article Front. Pediatr., 28 February 2022 Sec. Pediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition https://doi.org/10.3389/fped.2022.853754

Compartilhe:

Artigos relacionados