Seu filho tem dificuldade para usar o banheiro? Aqui está a solução

Muitos bebês e crianças apresentam dificuldade para ir ao banheiro fazer cocô (o famoso “número dois”). As mães ficam preocupadas ao ver seu filho com dificuldades para evacuar e desejam encontrar uma solução para essa questão, que pode atrapalhar o convívio social da criança.

A constipação funcional (CF) é considerado o distúrbio gastrointestinal funcional mais comum em crianças, com uma prevalência global combinada de 14,4% (intervalo de confiança de 95%: 11,2-17,6) quando diagnosticada com base nos critérios de Roma IV. Globalmente, até 25% das consultas com gastroenterologistas pediátricos e 3% de todas as consultas ambulatoriais pediátricas gerais são devidas à CF.

O comportamento de retenção de fezes é o principal mecanismo fisiopatológico, especialmente em lactentes e crianças. Treinamento esfincteriano defeituoso, defecação dolorosa de fezes duras e enema retal frequente contribuem para o medo e experiências ruins relacionadas à defecação, o que pode causar comportamento proposital ou subconsciente de retenção de fezes. Em vez de relaxar a musculatura do assoalho pélvico ao sentir vontade de defecar, as crianças defecam na posição em pé e contraem os músculos do assoalho pélvico e glúteos, fenômeno chamado “postura retentiva ou defecação em pé”.

A manometria anorretal é o exame que pode ajudar no diagnóstico e manejo da constipação de difícil tratamento. Procure um gastroenterologista em Brasília/DF: venha para o IMEPE e tenha o melhor atendimento.

 

 

Compartilhe:

Artigos relacionados